A Época de Micael

Comemoramos no dia 29 de setembro a festa de Micael. E o que é a Festa de Micael e qual sua importância e significado? A Festa de Micael é uma festa Cristã assim como São João, a Páscoa e o Natal.

E por que Micael e não Miguel? Na antroposofia, portanto também na Pedagogia Waldorf, não se considera a linguagem apenas como um meio de comunicação entre os homens, mas também como a expressão da índole do povo que usa em seu modo peculiar de falar, pronunciar e juntar os fonemas, as vogais e as consoantes.

O nome Micael é de origem hebraica, e a pronúncia Micael se aproxima mais do fonema hebraico usado para esse nome. O nome é a expressão fonética da característica intrínseca do ser denominado. Do ponto de vista fonético, a pronúncia Micael evoca uma sensação de força, de verticalidade, de firmeza e coragem, diferente da pronúncia Miguel que evoca mais uma sensação de flexibilidade, de fluidez, de meiguice.

O Arcanjo Micael é mencionado no Antigo Testamento como o guerreiro dos céus que lutou e expulsou Lúcifer e seus seguidores do Céu, do Mundo Espiritual. Expulsos do Céu eles se instalaram na Terra, onde interferem nos caminhos dos homens, tentando conduzi-los para as trevas.

Assim o Arcanjo Micael é o grande enviado por Cristo para acompanhar e trazer força ao desenvolvimento correto da humanidade. Ele acredita nos homens e os defende. Esta força interna é a consciência que devemos buscar em nosso cotidiano para dominar os dragões que nos rodeiam.

Hoje estamos rodeados de muitos dragões como a violência, a indiferença, o egoísmo, o medo, a ganância, o orgulho, a mentira, a corrupção, o consumismo e outros tantos. Os dragões são tudo aquilo que nos prendem ao mundo material, levando a uma preocupação exagerada e fazendo com que nos esqueçamos da nossa essência, do nosso “Eu interior”.

Como Micael, não devemos matar o dragão, mas enfrentá-lo com controle e equilíbrio da inteligência e do coração e assim dominar as forças do mal que ele representa.

Micael vem nos trazer o impulso da coragem para crescermos e amadurecermos, buscando respostas para fatos e situações da nossa vida.

São Micael trabalha com o ferro da espada que é o ferro meteórico e que anualmente cai na Terra em forma de meteoritos (estrelas cadentes) nos meses de agosto e setembro, aproximadamente. No nosso sangue existe a substância ferro que nos garante força de atuação e coragem. O conteúdo da Festa de São Micael é a Coragem. O homem deve se esforçar para ultrapassar seus limites e vencer seus dragões; pois este é o único caminho para a liberdade.

A luta de Micael com o dragão se repete a cada hora, a cada minuto em cada um de nós e tende a se tomar cada vez mais ferrenha no futuro.

É claro que os aspectos considerados NÃO são levados dessa forma às crianças. A coragem é trabalhada e fortalecida na criança através de:

  • contos de fadas sobre príncipes corajosos e justos, histórias com heróis que conseguem vencer o dragão. (como “Castelo em Chamas” e “Bela Adormecida);
  • brincadeiras que requerem o exercício da força física e da coragem, como cordas, pontes e equilíbrio
  • a espada (de madeira) que representa a bravura, valentia e força.
  • a vivência do plantio de sementes, acompanhando sua coragem de sair da terra em busca do sol para poder crescer.
  • músicas e versos pedindo a Micael a coragem para trilhar o caminho da liberdade e do amor.
  • jogos de coragem e desafio para crianças maiores.
  • versos, lendas e histórias que falam de Micael, São Jorge, Joana D´Arc e outros representantes do impulso micaélico, para crianças maiores.

Fontes: (Revista Nós 1998 – Escola Waldorf Rudolf Steiner; Informativo do Centro Educacional Waldorf Alecrim Dourado – 2005)

This entry was posted in Antroposofia. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *